Motores hidráulicos costumam ser utilizados em aplicações que requerem força rotacional, também conhecida como torque, o motor hidráulico pode converter energia hidrostática em energia mecânica, por meio de palhetas, engrenagens e pistões.
Os motores hidráulicos são utilizados em aplicações industriais como brocas, transportadores, prensas, etc. Podem ser usados em qualquer aplicação onde um motor elétrico também é utilizado, mas não requerem eletricidade e podem suportar ambientes extremos como abaixo da água, por exemplo.
As características de construção dos motores hidráulicos são semelhantes as das bombas. O funcionamento de um motor hidráulico é, na verdade, o inverso do de uma bomba. Ao girar o eixo da bomba, o óleo é transportado do pórtico de entrada para o de saída pelo conjunto de bombeamento. No motor hidráulico, ao contrário, ao injetar óleo sob pressão em um dos pórticos, o fluido aciona o conjunto rotativo, girando o eixo em um determinado sentido de rotação e, sai pelo outro pórtico em direção ao tanque. Os motores hidráulicos são usados em carregadeiras de rodas, minicarregadeiras, carregadeiras articuladas, retroescavadeiras, etc.
Os principais motores utilizados na indústria:
Motores por engrenagem
Um motor de engrenagens desenvolve torque a partir da pressão do óleo aplicada nas
superfícies dos dentes. Ao ser pressurizado o pórtico inferior do motor, a engrenagem esquerda é acionada pelo óleo no sentido horário e a direita na direção oposta. O eixo de saída do motor é montado em uma das engrenagens, obedecendo, portanto, seu sentido de rotação. O pórtico superior, neste caso, é direcionado para o reservatório, permitindo o retorno livre do óleo para o tanque.
Motores movidos à palheta
Os motores de palhetas possuem um rotor montado em um eixo de transmissão, ao ser acionado as palhetas encaixadas no rotor, movem-se para vedar contra o anel came. O anel tem duas seções radiais principais e duas secundárias unidas por seções de transição ou rampas, em que as pressões são introduzidas e equilibradas diametralmente.
Em alguns projetos, molas leves forçam as palhetas radialmente contra o contorno do came para garantir uma vedação em velocidade zero para que o motor possa desenvolver o torque de partida. Por sua vez, o rotor transporta o fluido para as aberturas da rampa nas portas de saída para retornar ao tanque.
Pistão
Há dois tipos construtivos de motores de pistões
-Motores Radiais
-Motores Axiais
Os motores de pistão radial têm um cilindro preso a um eixo com um cilindro que contém uma série de pistões que se alternam em furos radiais, suas extremidades externas apoiam-se em um anel de impulso, enquanto o fluido de pressão flui através de um pino no centro do cilindro para impulsionar os pistões para fora. Os pistões empurram contra o anel de impulso e as forças de reação giram o cilindro.
São muito eficientes, mas o alto grau de precisão exigido na fabricação de motores de pistão radial aumenta os custos iniciais. Geralmente o pistão tem vida útil longa e pode fornecer alto torque em velocidades de eixo relativamente baixas e excelente operação em baixa velocidade com alta eficiência durante muito tempo sem manutenção.
Nos motores de pistões axiais, os êmbolos são distribuídos paralelamente dentro de
um bloco de cilindros, alinhado em relação ao eixo do motor. Uma placa de
deslizamento, inclinada e acoplada mecanicamente ao eixo de saída por meio de um
estriado, transforma os movimentos lineares alternados dos pistões em movimento
giratório para o eixo do motor.
O torque produzido é proporcional à pressão de operação, às áreas dos pistões e ao
ângulo de inclinação da placa de deslizamento. Quanto maior a pressão, as áreas dos
pistões ou o ângulo de inclinação da placa, tanto maior será o torque desenvolvido
pelo motor.
Sobre a Huade
Fundada em 2009, a Huade América é uma subsidiária da empresa Beijing Huade Hydraulic Industrial Group Co., Ltd., especialista no fornecimento de produtos e serviços com principal atuação no mercado de hidráulica industrial e mobil.