O Motor orbital converte energia hidráulica em energia mecânica (torque e velocidade). O fluxo de óleo e pressão do sistema determina a velocidade e torque que será gerado na ponta do eixo do motor. Para um determinado deslocamento a velocidade é determinada pelo fluxo de óleo e o torque é determinado pelo diferencial de pressão.
Embora os motores orbitais apresentem dimensões compactas se comparados aos outros tipos de motores, os mesmos possuem características construtivas singulares, o que os caracterizam como motores hidráulicos lentos, de baixa rotação, mas com grande capacidade de torque.
Exemplos de aplicação de um motor orbital
- Usos agrícolas: todos os tipos de colheitadeiras, plantador, cultivador rotativo, cortador de grama, pulverizador, misturador de ração, máquina de perfuração de solo.
- Indústria leve: máquina de enrolamento, máquina têxtil, máquina de impressão, máquina de lavar para negócios
- Indústria da construção: rolo compactador, misturador de cimento, vassoura.
Características do motor
Entre as principais características de um motor orbital estão: o funcionamento suave em toda a faixa de velocidade; torque operacional constante; alto torque de partida; alta eficiência; longa vida útil sob condições de operação extremas; design compacto; alta resistência radial e axial; para aplicações em sistemas hidráulicos de circuito aberto e fechado; adequado para uma ampla variedade de fluidos hidráulicos.
Os motores orbitais podem trazer uma eficiência muito alta durante toda a vida útil do produto, o que significa economia de dinheiro e investimento em equipamentos. Costumam ser utilizados em máquinas avançadas e altamente automatizadas. Além disso, é de alta capacidade de carga e tradicionalmente robustos em seu eixo que possibilitam vida útil ao componente.
Saiba mais sobre a válvula de elemento lógico e suas aplicações