Todos os tipos de motores hidráulicos têm características de projeto comuns às bombas, ao injetar óleo pressurizado em um dos pórticos, o fluido aciona o conjunto rotativo, girando o eixo em um determinado sentido de rotação e, sai pelo outro pórtico em direção ao tanque.
Um motor hidráulico faz uso de fluidos em seu funcionamento e emprega a ciência da hidráulica o que permite a conversão da pressão resultante de fluidos em forças como deslocamento angular e torque.
Basicamente uma peça rotativa das máquinas hidráulicas, o motor hidráulico é um atuador rotativo fundamental no que diz respeito à geração de elevados torques.
O funcionamento do Motor Hidráulico
O motor é um elemento de atuação rotativo presente no sistema hidráulico com elevada precisão e torque. Atua diretamente por meio de fluído pressurizado que recebe no seu pórtico de entrada e é capaz de inverter a sua rotação mudando-se a direção do fluxo de óleo.
Selecionando um Motor Hidráulico
Para selecionar o torque de operação dos motores, os fabricantes fornecem, geralmente na plaqueta de identificação do motor ou em catálogos do produto, o torque nominal do componente, isto é, o momento torçor que o motor desenvolve a cada unidade de pressão. Em outras palavras, torque nominal do motor é o momento torçor, em kgm, para cada kgf/cm² de pressão ajustado no sistema hidráulico. Portanto, a unidade de medida do desta grandeza de um motor é kgm a cada kgf/cm² de pressão.
Dessa forma, conhecendo-se o torque nominal, fornecido pelo fabricante, e a pressão de operação do sistema, para calcular o torque de operação do motor, multiplica-se um pelo outro.
Confira também nosso artigo sobre os principais motores hidráulicos utilizados na indústria