A Indústria 4.0 é realidade e podemos reconhecê-la em diversos setores da indústria, principalmente na fabricação inteligente e nas tecnologias inteligentes que auxiliam a produção. Sua ação permite que máquinas conversem entre si, havendo mais dados criados que auxiliam na inteligência artificial.
Vivemos um momento único tecnológico tendo em vista o avanço cada vez mais rápido da tecnologia, pois mais facilidades, produtos, serviços e etc, serão descobertos com maior facilidade. A migração do setor automatizado para a inovação da quarta indústria desempenha um papel importante, mas as pessoas permanecerão tão importantes quanto sempre para que tudo isso aconteça.
O caminho para uma indústria 4.0.
A primeira revolução industrial aconteceu entre o final de 1700 e início de 1800. Durante esse período, a manufatura evoluiu de foco no trabalho manual realizado por pessoas e auxiliado por animais de trabalho para uma forma mais otimizada de trabalho realizado por pessoas através do uso de motores a água e a vapor e outros tipos de máquinas-ferramentas.
Depois disso, já no século XX, o mundo entrou em uma segunda revolução industrial com a introdução do aço e uso de eletricidade nas fábricas. A introdução da eletricidade permitiu que os fabricantes aumentassem a eficiência e ajudou a tornar as máquinas da fábrica mais móveis. Foi nessa fase que conceitos de produção em massa como a linha de montagem foram introduzidos como forma de aumentar a produtividade.
A década de 1950 chega dando espaço à terceira revolução na indústria, que mesmo lenta foi conquistando espaço à medida que os fabricantes começaram a incorporar mais tecnologia eletrônica com computadores em suas fábricas. Durante este período, os fabricantes começaram a experimentar uma mudança que colocou menos ênfase na tecnologia analógica e mecânica e mais na tecnologia digital e software de automação.
Por fim chegamos aos dias de hoje que após a evolução da indústria 3.0 um novo caminho pôde ser trilhado até a quarta revolução. Conhecida como Indústria 4.0 temos a ênfase na tecnologia digital das últimas décadas para um nível totalmente novo com a ajuda da interconectividade por meio da Internet das Coisas, acesso a dados em tempo real e a introdução de sistemas ciber-físicos.
A Indústria 4.0 oferece uma abordagem mais abrangente, integrada e holística à fabricação conectando o físico ao digital e permitindo uma melhor colaboração e acesso entre departamentos, parceiros, fornecedores, produtos e pessoas. A Indústria 4.0 permite que os empresários controlem e compreendam melhor todos os aspectos de sua operação aproveitando dados instantâneos para aumentar a produtividade, melhorar os processos e impulsionar o crescimento.
Aplicabilidade das novas tecnologias na indústria 4.0
Uma das melhores maneiras de entender melhor o conceito de manufatura inteligente é pensar em como ele pode ser aplicado ao seu negócio ou a um negócio semelhante ao seu. O gerenciamento e otimização da cadeia de suprimentos oferecem às empresas maior percepção, controle e visibilidade de dados em toda a cadeia de suprimentos.
Ao alavancar os recursos de gerenciamento da cadeia de suprimentos, as empresas podem entregar produtos e serviços ao mercado mais rápido, mais barato e com melhor qualidade para obter vantagem sobre concorrentes menos eficientes.
As soluções da Indústria 4.0 dão aos fabricantes a capacidade de prever quando problemas potenciais vão surgir antes que eles realmente aconteçam. Sem sistemas com a internet das coisas instalados em sua fábrica, a manutenção preventiva acontece com base na rotina ou no tempo.
Com os sistemas IoT (sigla para internet das coisas em inglês) implementados, a manutenção preventiva é muito mais automatizada e simplificada. Os sistemas podem detectar quando os problemas estão surgindo ou o maquinário precisa ser consertado e podem capacitá-lo a resolver problemas potenciais antes que eles se tornem problemas maiores.
A análise prévia permite que as empresas não apenas tenham problemas sem saber a causa e os motivos, além disso, a solução pode chegar mais facilmente nas mãos dos especialistas para que aquele contratempo não ocorra. Esse tipo de análise pode permitir que os fabricantes mudem da manutenção preventiva para a manutenção preditiva.
Uma vantagem da aplicação de novas tecnologias 4.0 é a de que fabricantes se tornarão mais eficientes com ativos em cada estágio da cadeia de suprimentos, permitindo que eles mantenham um melhor controle sobre estoque, qualidade e oportunidades de otimização relacionadas à logística.
Com a IoT instalada em uma fábrica, os funcionários podem obter melhor visibilidade de seus ativos em todo o mundo. As tarefas padrão de gerenciamento de ativos, como transferências, alienações, reclassificações e ajustes de ativos, podem ser simplificadas e gerenciadas centralmente e em tempo real.
Sobre a Huade
Fundada em 2009, a Huade América é uma subsidiária da empresa Beijing Huade Hydraulic Industrial Group Co., Ltd., especialista no fornecimento de produtos e serviços com principal atuação no mercado de hidráulica industrial e mobil.
Confira também nosso artigo sobre a diferença da bomba de pistão e bomba de palheta