Entenda a diferença entre bombas de pistões e bombas de palheta.

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Todas as bombas podem ser classificadas como de deslocamento “positivo” ou de deslocamento “não positivo”. A maioria das bombas usadas em sistemas hidráulicos são de deslocamento positivo.

Entenda um pouco mais sobre elas

Uma bomba de deslocamento “não positivo” produz um fluxo contínuo. No entanto, como não fornece uma vedação interna positiva contra o deslizamento, sua saída vária consideravelmente com a variação da pressão. As bombas centrífugas e de hélice são exemplos de bombas de deslocamento “não positivo”.

Se a porta de saída de uma bomba de deslocamento “não positivo” fosse bloqueada, a pressão aumentaria e a saída diminuiria para zero. Embora o elemento de bombeamento continuasse se movendo, o fluxo pararia devido ao deslizamento dentro da bomba.

Em uma bomba de deslocamento “positivo”, o deslizamento é insignificante em comparação com o fluxo de saída volumétrico da bomba. Se a porta de saída estivesse obstruída, a pressão aumentaria instantaneamente até o ponto em que o elemento de bombeamento da bomba ou sua caixa falharia (provavelmente explodiria, se o eixo de acionamento não quebrasse primeiro), ou o motor principal da bomba pararia.

Bombas de palhetas

As bombas de palhetas são bombas hidráulicas que operam com um nível de ruído muito baixo, bem como uma pulsação de fluxo mais baixa (ou fluxo constante), atingindo velocidades de até 3000 rpm.

As bombas de palhetas hidráulicas são usadas na indústria de fundição sob pressão, máquinas de moldagem por injeção, além de máquinas para construção de estradas e terrenos.

Nas bombas de palhetas, várias palhetas deslizam nas ranhuras de um rotor que gira em uma carcaça ou anel. A carcaça pode ser excêntrica com o centro do rotor, ou sua forma pode ser oval. Em alguns projetos, a força centrífuga mantém as aletas em contato com a carcaça, enquanto as aletas são forçadas para dentro e para fora das ranhuras pela excentricidade da carcaça. 

Em uma bomba de palhetas, molas leves seguram as palhetas contra a carcaça; em outro projeto de bomba, os pinos pressurizados impulsionam as palhetas para fora. Durante a rotação, à medida que o espaço ou câmara fechada por palhetas, rotor e carcaça aumenta, um vácuo é criado e a pressão atmosférica força o óleo a entrar nesse espaço, que é o lado de entrada da bomba. À medida que o espaço ou volume fechado reduz, o líquido é forçado a sair pelas portas de descarga.

Bombas de pistão

As bombas de pistão lidam com grandes vazões em altas pressões do sistema hidráulico, proporcionando ótima eficiência e confiabilidade, mantendo um tamanho compacto com alta densidade de potência.

As bombas hidráulicas de pistão com válvulas na porta são ideais para pressões mais altas do sistema devido às suas melhores qualidades de vedação com o bônus adicional de baixo vazamento de fluido.

Eles são frequentemente usados ​​para equipamentos móveis e de construção, energia auxiliar marítima, conformação e estampagem de metais, máquinas-ferramentas e equipamentos de campos petrolíferos.

Uma bomba de pistão é superficialmente semelhante a um motor de automóvel, e um arranjo simples de um cilindro. Uma bomba tão simples, no entanto, fornecendo um único pulso de fluido por revolução, gera pulsos de pressão inaceitavelmente grandes no sistema. 

Bombas de pistão práticas, portanto, empregam vários cilindros e pistões para suavizar a entrega de fluido, e muita engenhosidade é necessária para projetar bombas multicilindros que são surpreendentemente compactas.

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