Em seu princípio básico, as válvulas de cartucho são válvulas hidráulicas parafusadas como instalação rosqueada. Diferentemente das válvulas hidráulicas comuns, estas precisam obrigatoriamente de um bloco com a mesma cavidade ou bloco integrado para funcionarem de forma adequada. A importância segue a mesma, como em qualquer outra válvula: faz o controle hidráulico como componente mais crítico.
Como a válvula não se aloja, as partes funcionais delas são todas no bloco. Por isso, as válvulas cartucho podem ser inseridas em um bloco integrado, deixando o sistema ainda mais compacto. Por isso, é o sistema mais compacto dentre os outros métodos de montagem e também herdam os mesmos benefícios dos manifolds de válvulas de placa, sendo menores em volume, peso do coletor e perda de pressão.
Podendo ser chamadas de válvulas de embutimento ou insertáveis, elas têm aplicação apropriada para mobil hidráulico e indústrias. Podem aparecer como controle de pressão, vazão, retenção e até como contrabalanço.
Características da válvula cartucho
A válvula cartucho tem tamanho pequeno e é leve e, por isso, o custo é reduzido. Para reduzir os custos também do sistema, é preciso garantir que não haja perda de pressão e de confiabilidade dos equipamentos. Assim, é possível garantir a característica principal de uso: o alto desempenho.
Elas são fabricadas em aço carbono e têm componentes internos retificados ou lapidados de forma técnica, para ter maior confiabilidade de funcionamentos e com poucos índices de escape. Os cartuchos podem ter capacidade de vazão de até 600 litros por minuto e funcionam em pressão de trabalho de até 350 BAR.
Agora que você está por dentro de tudo sobre as válvulas cartucho e como usá-las, a Huade está aqui para ajudar! Somos uma empresa especializada e certificada em sistemas hidráulicos e eletrônicos e estamos sempre atualizando e progredindo com nossos produtos e serviços para melhor atender ao que você procura.